Blog

Como Prevenir Gripes e Resfriados em Cães

Publicado: 30/06/2020

Dia 21/06 se iniciou o Inverno, a nossa época mais fria do ano, e em algumas regiões do Brasil a temperatura pode chegar ou ultrapassar os 0ºC, trazendo muitas preocupações sobre a saúde dos nossos amados pets!


As raças caninas com pedigree são comprovadamente mais suscetíveis a doenças por não vir acompanhada de variação genética, diferentemente dos SRD’s que acabam por terem sistemas imunológicos mais desenvolvidos, mas não significa que as preocupações são menores!


Com base nisso, trouxemos 5 dicas para proteger melhor seu pet nessa época de mais risco!


  1. Evite contato com outros cães!


É essencial lembrar que contatos com cães fora do convívio do seu animalzinho podem ser prejudiciais ao seu pet, já que eles podem carregar doenças do ambiente que eles vivem (e eles podem ser imunes, mas seu cãozinho não!) O menor contato pode ser o suficiente para que seu pet fique doentinho, e ninguém quer isso, certo?


  1. Proteja ele do frio!

assim como nós, eles também sentem frio e muitas vezes o seu casaco natural não é suficiente para protegê-lo das baixas temperaturas, e é muito interessante investir em roupinhas, cobertores, caminhas aconchegantes e também (se possível, é claro) dormir com seu pet é sempre uma opção!


Evite deixá-lo no quintal nessa época e, se for o caso, jamais deixe ele sem abrigo!!


Na pior das hipóteses, se seu cachorro acabar vomitando, tendo diarreia ou fazendo xixi em lugares inadequados, não deixe de ter Xô Xixi em casa para não perder tempo que você usaria para cuidar do seu pet limpando a sujeira que ele fez!


  1. Vá ao veterinário regularmente!

Conferir com um especialista é primordial, pois algumas raças não aparentam muito quando estão doentes, e principalmente os filhotes e os idosos são os que mais sofrem nessa época, pois seus sistemas imunológicos não são tão desenvolvidos como os de adultos saudáveis.

Não deixe o quadro agravar para pedir ajuda, infelizmente, alguns problemas respiratórios acabam escondendo problemas mais graves como a cinomose – doença infecciosa, altamente contagiosa, que pode afetar o sistema respiratório e tem taxa de mortalidade entre 30 e 70% – e também o coronavírus canino (CRCoV), que é mais raro, mas também pode ser fatal para o animal. (Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/como-prevenir-gripes-resfriados-cachorros)


  1. Carteira de vacinação em dia

Assim como nós, os pets também tem uma série de vacinas que precisam ter tomadas e reforçadas de tempos em tempos. Se seu animal estiver devidamente imunizado, ele terá muito menos chances de desenvolver doenças. Vacinar seu pet é uma das melhores coisas que podem ser feitas pela vida do seu pet, assim como castração!

Por outro lado, a falta de imunização traz complicações e mesmo um resfriado leve pode se tornar um problema grande para o pet. Não deixe de checar a carteira de vacinação dele frequentemente, ok?


  1. Tenha atenção redobrada com filhotes e idosos!

Não podemos esquecer em nenhum momento que os mais novos e mais idosos não tem o mesmo sistema imunológico que os adultos e eles precisam de muito mais atenção e cuidados especiais com a saúde. Não deixe de comprar rações super premium, pois elas são as que provém melhores nutrientes para a saúde do seu filho de 4 patas, e comprar rações adequadas para porte e idade do seu pet!


Voltar