Blog

Perigos da Música Alta com Pets

Publicado: 13/07/2020


Hoje é dia do Rock!!! E não tem maneira melhor de comemorar do que ouvir aquela boa banda raiz dos anos 70 e 80, o auge do Rock’n’roll, e nossa primeira vontade é colocar o volume o mais alto possível e cantar! Porém, não é segredo para ninguém que cães e gatos têm uma audição mais poderosa e aguçada que a nossa, e precisamos ter limites para não causar danos aos nossos queridos pets, não é mesmo? Confira!

Durante as mais variadas épocas do ano, há diferentes festas, como São João, Copa do Mundo, Olimpíadas, Ano Novo e sempre é bom alertar os riscos que nossos queridos filhos de 4 patas podem ter por causa de altos barulhos. A audição é mais sensível e cuidados especiais precisam ser tomados. Se possível, temos que usar fones de ouvido para que não causemos problemas, e evitar ao máximo que eles sofram por causa de barulhos altos.

Especialistas atestam que barulhos altos como fogos de artifício, música alta  podem causar sérios problemas por estresse, e não é difícil perceber quando eles estão incomodados com barulho, são bem claros os sinais. Segundo o Veterinário Jasson Souza em entrevista à Tribuna Feirense, o primeiro sintoma é o stress, o animal fica arfando, correndo de um lado ao outro e com isso há um transtorno físico e mental no cachorro”, alertou o especialista.

Cães e Gatos, quando ficam sob situações de estresse e/ou nervosos, costumam a demonstrar seu descontentamento fazendo xixi em cantos da casa, no tapete, sofá, ou em outros lugares. Tenha sempre Xô Xixi na mão! Garanta o seu clicando aqui!

Em 2019, no Peru, foram feitas experiências em humanos para que eles ouvissem os barulhos causados por fogos de artifício na mesma intensidade que os cães e os resultados foram os esperados: Na gravação, que mostra um experimento em humanos com fones de ouvido, é possível observar o incômodo causado pelos barulhos. 

Os voluntários relataram sentimentos de ansiedade, perturbação, nervoso, caos emocional e taquicardia. E o ruído que mais causou sofrimento foi o estampido dos fogos de artifício. 

“Foi quando estouraram os fogos artificiais. Foi como se estivessem estourando o meu tímpano”, relatou uma mulher. 

Após os depoimentos, um cão entra no estúdio e entrega um envelope para cada um dos participantes com os dizeres: “Quer saber como eu escuto isso?”. E, então, as cortinas se abrem mostrando inúmeras caixas de som. 

“Os animais escutam até três vezes mais forte do que nós. Agora que sabe disso, voltaria a usar pirotecnia?”, questionam os produtores da campanha. E os voluntários foram unânimes em responder: não.


Assista ao vídeo clicando aqui:


Fontes:

http://www.tribunafeirense.com.br/noticias/1871/micareta-som-alto-prejudica-audicao-de-animais.html

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,humanos-passam-por-teste-que-reproduz-sofrimento-causado-por-fogos-de-artificio-em-animais-assista,70003137477

Voltar