Blog

Quarentena e o Estresse em Gatos

Publicado: 24/08/2020

Com o passar dos dias e o aumento do período de isolamento social, a ansiedade e o estresse podem surgir e tornar a sua rotina um grande pesadelo. O que poucos donos de gatossabem é que seus sentimentos também podem ser sentidos pelos bichanos. Fique atento: seu gato pode ficar estressado também, confira como cuidar da saúde do seu pet!

Com o isolamento social de longo prazo provocado pela continuidade da quarentena, e falta de tempo para sair de casa, está aumentando os níveis de estresse de muitas pessoas, e não são só os humanos que sentem isso, os nossos pets também! E os gatos, por terem um estilo de vida mais “diferente”, se comparado ao estilo de vida canino, podem acabar sofrendo mais com esse período.

Gatos estão acostumados com rotina e a quebra de rotina pode mexer duramente com o psicológico, e os principais sintomas de estresse são: se esconder em móveis e tocas improvisadas por longos períodos de tempo, miar em excesso, queda excessiva de pelos, dormir muito, comer menos ou começar a se alimentar muito mais do que o normal, demonstrar desânimo e sem vontade de brincar e mudanças bruscas de comportamento.

Outra coisa que pode acontecer é ele começar a fazer xixi fora da caixinha de areia como forma de protesto singelo! Quando casos como esse acontecerem, tenha sempre Xô Xixi por perto!! Compre o seu aqui.

Felizmente, existem várias formas de ajudar seu gatinho a não ficar estressado e acarretar problemas subsequentes, como depressão. Pode-se procurar brinquedos novos, colocar formas dele se divertir (como por exemplo, conjuntos de estantes para ele subir e ter uma nova visão do ambiente, colocar novos lugares para ele se esconder, comprar brinquedos interativos, como aqueles que podem deixar petiscos dentro, etc. Também é necessário dar uma atenção especial e dar mais carinho a eles, pois a sua presença em maior tempo pode acarretar maior carência por parte dele!

Por mais que essa mudança pode ser negativa para o nosso pet, é nosso dever fazer com que eles se sintam bem também nesse período complicado que estamos atravessando.

Voltar